Todos os anos no dia 19 de janeiro Fieis da igreja ortodoxa Russa se banham em águas congeladas para comemorar o batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão, ou a chamada festa da Epifania.

A tradição cristã ortodoxa tornou-se popular entre os descrentes também, acredita-se que um ‘banho de gelo’ rápido pode ser bom para a saúde.

Na tradição ortodoxa russa, um buraco em forma de cruz é cortado no gelo e as águas são abençoadas pelo padre.

Crédito: Stanislav Krasilnikov – TASS


Apesar das temperaturas severas, homens, mulheres e crianças enfrentam um mergulho gelado nas ‘piscinas’ em forma de cruz com a esperança de lavarem seus pecados.

Como as águas são abençoadas pelo padre durante a Epifania, acredita-se que ela seja santa, pura e imbuída de poderes sagrados.

Os participantes devem mergulhar três vezes na água, honrando a Santíssima Trindade para lavar simbolicamente seus pecados do ano anterior e assim experimentar um sentimento de renascimento espiritual.

Após o mergulho essa mesma água é distribuída aos fiéis que podem armazená-la para usar contra doenças, e para abençoar familiares e sua casas ou até mesmo bebê-la. Acredita-se que este rito também traga boa saúde aos adoradores.
Embora essa prática não seja oficialmente endossada pela Igreja Ortodoxa, ela acabou se tornando uma cultura popular após o fim da União Soviética.

As autoridades Russas todos os anos criam mais de 4.000 locais de banho, especialmente preparados para quase dois milhões de fiéis em toda a Rússia, incluindo partes da Sibéria. Adoradores ortodoxos sérvios mergulham na água fria do rio Sava, em Belgrado, onde as temperaturas de janeiro caem para -30C. Padres ortodoxos estão sempre presentes para abençoar a água, e socorristas sempre por perto para manter a segurança dos praticantes de Epifania.

Créditos de Imagem: Evguênia Novojénina – Sputnik

Cuidados que devem ter tomados antes e depois do mergulho nas águas congeladas:

1 – Pratique em um chuveiro

Recomenda-se preparar o corpo para a água congelada em um chuveiro de banho comum. Pode-se começar ficando em água morna por cerca de 5 minutos e, em seguida, mudar para água fria por um minuto. Continue alternando entre quente e frio, aumentando gradualmente o tempo gasto sob água fria.

2 – Evite o álcool

Embora possa parecer tentador ingerir bebidas antes da Epifania, na tentativa de se manter aquecido, os médicos, tem aconselhado as pessoas a não ingerir bebidas alcoólicas antes do mergulho nas águas congeladas. O álcool faz com que o sangue flua para longe dos órgãos vitais e indo mais em direção a pele. Recomenda-se chá quente no lugar do álcool.

3 – Alimentação adequada

Recomenda-se fazer uma alimentação rica em gorduras cerca de duas horas antes de mergulhar no gelo. Pois, o corpo gastará a maior parte de sua energia para se manter aquecido, por isso, é preciso uma reserva sólida de calorias.

4 – Aquecimento após o mergulho

Logo após o mergulho na agua fria, é indicado fazer exercícios para aquecer o corpo e aumentar o fluxo sanguíneo.

5 – Calçados adequados

Chinelos de borracha são uma parte essencial da experiência de Epifania. Chinelos grandes e quentes manterão seus pés aquecidos e serão fáceis de usar após o banho. É muito importante se secar logo após sair da água e ter em mãos roupas de fácil uso, no caso, sem botões, para dessa forma poder se vestir o mais rápido possível, já que a experiência de Epifania esta durante o mergulho e não após sair do gelo.

Créditos de Imagem: Yevgeny Sofiichuk – TASS

Mãe Rússia

Comments

0 comments