Por que você deveria ler 1 livro por semana

Por que você deveria ler 1 livro por semana

476
0
COMPARTILHAR

Bill Gates, Mark Zuckerberg, Oprah, entre outros bilionários que acompanho há muitos anos, poderiam indicar vinhos raros, ilhas paradisíacas, jatos luxuosos, entre outros itens que só passam no limite de seus cartões Platinum Black Diamond Adamantium Whatever.

Maaaas, o que mais vejo eles indicando são livros. Isso mesmo, livros! Rola uma verdadeira “ostentação literária” da parte de algumas pessoas de extremo sucesso faz algum tempinho. A Oprah, por exemplo, mantém um clube do livro desde os anos 80 e o Bill Gates há muitos anos publica sua lista de leituras anuais.

Por que você deveria ler 1 livro por semana

Eles tem sucesso por leem muito ou leem muito porque tem sucesso? Eu acredito que as duas coisas estão certas. O conhecimento adquirido na leitura ajudou muito em seus empreendimentos, o que proporcionou disponibilidade de tempo para ler mais ainda. O nome disso é “círculo virtuoso”.

Desculpas para não ler

As pessoas possuem muitas desculpas para não ler, principalmente o tempo. Claro, se perguntar o que aconteceu ontem no Big Brother ou na novela, vão saber em detalhes. Ou, até mesmo para gerações mais novas, qual é o meme mais legal do 9GAG ou o artigo mais engraçado do dia no Buzzfeed. Faça o teste! 🙂

No fim do ano passado, fiquei assustado com uma pesquisa que avaliava os hábitos de leitura dos brasileiros. Como você deve imaginar, somos uma vergonha nesse quesito! Achou o 7×1 que tomamos na Copa muito feio, isso foi pior.

Por sinal, foi isso que me levou a criar o desafio #50em2017. Basicamente, estou lendo 1 livro por semana desde o dia 15 de janeiro de 2017. Fiquei surpreso com a quantidade de gente que se interessou e me acompanha pela newsletter “apaixonados por livros”.

A média de 2,43 livros inteiros por ano no Brasil é ridícula e não há desculpas para não superar nem isso… não mesmo!

Como ler mais

Um lado “bom” da média de leitura do brasileiro ser tão baixa é que é muito fácil superá-la. Espantosamente fácil! Leu 3 livros inteiros no ano? Parabéns, você já é melhor do que a geral.

Como eu falei anteriormente, a maior desculpa das pessoas é o tempo. Para resolver isso tem um jeito bem simples, coloque a leitura como prioridade e aproveite os momentos livres.

Como se coloca prioridade na leitura? Estabelecendo uma meta de forma bem específica e planejada. Ler 1 livro por semana em 2017 é um exemplo. Comprometer-se publicamente como eu fiz também ajuda muito! Ninguém gosta de fracassar na frente de milhares de pessoas, não é?

Para aproveitar cada momento, tem uma dica/hack/sacada que aplico todos os dias na minha vida. Eu tenho um Kindle, o leitor digital da Amazon. Já fiz até um vídeo falando sobre ele. Por sinal, inscreva-se no meu canal e pegue leve que estou começando nesse negócio de falar com as câmeras. 🙂

O Kindle é o melhor dispositivo que comprei desde o meu falecido Sony Vaio (RIP) em 2008. Se tenho algum tempinho livre, já pego ele e leio um pouco. Ele me faz querer passar até mais tempo em filas, o que eu achava impossível já que odeio filas! Obs: o modelo Paperwhite é o melhor custo-benefício na minha opinião.

Outra dica, nesse caso para quem não gosta de ler, é ouvir. Existem alguns serviços de audiobooks que você consegue acessar uma grande biblioteca tanto do seu computador, celular e até do carro. O americano Audible com livros em inglês e teste grátis de 30 dias e o serviço Ubook com livros em português e teste grátis de 7 dias.

Eu prefiro ler a ouvir, mas como sei que a maioria das pessoas não é assim, ficam aí essas duas dicas. Aí sim fica impossível de não superar a média nacional de leitura.

Por que ler 1 livro por semana

Como eu falei antes, colocar uma meta ajuda a dar prioridade. Ler 1 livro por semana não é fácil e nem difícil. Eu sou uma pessoa bem ocupada e consigo. Só não estou conseguindo escrever os artigos com as lições aprendidas logo que acabo de ler, mas ainda vou colocar em dia.

Um outro motivo para ler mais é matador, quer dizer, vivedor (ba dum tiss). Pesquisadores de Yale publicaram na revista “Social Science and Medicine” um no qual pessoas que leem livros vivem até dois anos mais que quem não lê. Precisa de um motivo maior que esse?

Fechando…

Se começar a ler 1 livro por semana agora, daqui 1 ano serão 52 livros. Em 10 anos, 520 livros. O quanto você acha que sua vida pode mudar com isso? Pra mim, nem o melhor investimento do mundo paga um juro tão alto!

Não sabe o que ler, inscreva-se na minha newsletter sobre livros. Eu indico 12 livros toda a semana, entre outros assuntos relacionados. Entre comigo no #50em2017, nem que seja numa versão reduzida, talvez #25em2017. Esse é o tipo de coisa que faz uma diferença enorme no longo prazo, é o juro composto aplicado no seu cérebro.

Enquanto não dá para entrar na Forbes do dinheiro, entramos na Forbes dos livros. Lembre-se do círculo virtuoso! Nessa lista dá até para ser mais “rico” que o tio Bill Gates! Invista em você. Em nenhum outro lugar, você sentirá tanto o rendimento obtido. Pense nisso!

Sucesso!


Por Robson Cristian Tomaz Pereira


Pensador Anônimo

Loading...

Comments

comments

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS