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Veja como a preocupação afeta o cérebro?

A maneira como a preocupação afeta o cérebro pode ser resumida em uma palavra: tóxico. Assim, e embora essa realidade psicológica não seja mais que uma emoção natural quando percebemos uma ameaça, na realidade, muitas de nossas preocupações são infundadas e até obsessivas, levando-nos a estados de grande exaustão nos quais perdemos energia, humor e carecemos de motivação

Algo que sabemos bem do ponto de vista psicológico é que os efeitos de se preocupar demais podem ser ainda mais perigosos do que aquilo que realmente nos preocupa. Parece um trocadilho, mas realmente vai além. Quando derivamos nos estados em que o estresse se intensifica e distorce os mínimos detalhes, tudo acaba fora de controle, tomamos as piores decisões e o estresse emocional se intensifica.

Um exemplo: quanto mais ficarmos obcecados com a nossa má qualidade do sono, mais insônia sofreremos. Quanto mais nos preocupamos em mostrar-nos eficazes e perfeitos em nosso trabalho, mais erros cometemos. Além disso, se nos preocuparmos demais com o fato de nosso parceiro deixar de nos amar, criaremos situações nas quais a outra pessoa se sentirá mais pressionada e desconfortável.

Assim, quanto mais pressão causarmos à nossa mente, pior nosso cérebro responderá. Esgotaremos todos os seus recursos, mais falhas de memória teremos e mais exaustos nos sentiremos. A lista de efeitos associados à preocupação excessiva é imensa, devido à biologia do estresse. Vamos ver mais dados abaixo.

“Toda manhã tem duas alças, podemos aproveitar o dia pela ansiedade ou pela calma.”

-Henry Ward Beeche-

Como a preocupação afeta o cérebro?

O modo como a preocupação afeta  nosso cérebro é mais intenso do que podemos pensar. Assim, neurocientistas como o Dr.  Joseph LeDoux, da Universidade de Nova York, apontam que o impacto dessa dimensão é tão severo porque, em média, as pessoas não sabem como se preocupar de maneira saudável. Temos a curiosa tendência de levar quase tudo ao extremo.

Agora, também aponta para outro fator que talvez nos isenta de uma parte da culpa. Nosso cérebro está programado para se preocupar primeiro e pensar depois. Ou seja, nosso sistema emocional e, especificamente, nossa amígdala cerebral , são os primeiros a detectar uma ameaça e ativar uma emoção em nós.

Instantaneamente, neurotransmissores como a dopamina são liberados para gerar ativação e nervosismo. Algum tempo depois, o sistema límbico estimula o córtex cerebral a notificar as estruturas mentais superiores. Objetivo? Incentive-o a assumir o controle, a usar o raciocínio lógico para regular esse medo, aquela sensação de alarme.

O Dr. LeDoux nos lembra que, em humanos, as emoções têm mais poder do que a razão. Algo assim faz com que as preocupações e o labirinto de ansiedade com que estamos preocupados assumam o controle de nossas mentes. A maneira pela qual a preocupação afeta o cérebro é, portanto, imensa e os efeitos são os seguintes:

Preocupação excessiva gera dor psicológica

O que entendemos por dor psicológica? É diferente da dor físicaDe fato é, mas na realidade é igualmente limitador. Assim, a dor psicológica é basicamente sofrimento , exaustão, negatividade, desânimo …

Em um cérebro ansioso dominado por preocupações constantes, quem nos controla é a amígdala. Ela nos faz ver perigos onde não há. Tudo é ameaça, desconfiamos de tudo e tudo cria medo. Sua hiperestimulação afeta o córtex cerebral, reduzindo sua atividade. Portanto, paramos de ver as coisas com maior calma e equilíbrio.

Além disso, a amígdala ativa várias áreas de dor no cérebro, como o córtex cingulado anterior. Dessa maneira, o desconforto se intensifica.

Quando a preocupação afeta o cérebro com intensidade, seus processos cognitivos falham

O que queremos dizer quando falamos de processos cognitivos?Quando a preocupação afeta intensamente o cérebro porque estamos sujeitos a certos pensamentos há semanas ou meses, podemos começar a perceber fatos como os seguintes :

  • Falhas de memória.
  • Problemas de concentração
  • Dificuldade em tomar decisões.
  • Problemas na compreensão de mensagens, textos, etc.

Qual é a solução para parar de se preocupar?

Na verdade, a chave é não parar de se preocupar. A resposta é aprender a cuidar melhor.Caso contrário, conforme explicado em um estudo realizado na Universidade de Cambridge pelo Dr. Ernest Paulesu , corremos o risco de nos tornar um transtorno de ansiedade generalizada.

Para conseguir isso, para aprender a se preocupar melhor, é apropriado lembrar os conselhos do destacado psicólogo Albert Ellis . Vamos refletir sobre eles por alguns momentos:

  • Analise seus pensamentos irracionais. Acredite ou não, cerca de 80% das suas preocupações são excessivas e não têm base lógica.
  • Fale sobre suas emoções, nomeie-as, desabafe-as e traga-as à luz.Você pode estar se preocupando demais com o seu trabalho porque, na realidade, se sente insatisfeito, porque não é feliz, porque não o satisfaz. Mergulhe nessas idéias.
  • Não tome decisões baseadas apenas no seu humor. Antes de decidir e agir, tenha calma e passe cada pensamento pelo filtro da razão. As emoções são importantes, mas se forem combinadas com um raciocínio lento e focado, você sempre agirá com maior sucesso.

Para concluir, sabendo como a preocupação afeta o cérebro, vamos aprender a ser mais proativos. Vamos evitar cair nesses ciclos de sofrimento e fazer uso de abordagens mais saudáveis ​​e razoáveis. No caso de não conseguirmos, também não hesitamos em entrar em contato com profissionais especializados.


Traduzido e adaptado por: Duda Renovatio 

De Valeria Sabater

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Ademir Fábio Quinot Ströher - ( Duda Renovatio )

Pai da Sophie e do Gael Cursou Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UDESC) e Filosofia (UFSC), juntando as duas paixões que são a tecnologia e o livre pensar. Idealizador e criador do Portal Pensador Anônimo, o qual foi projeto de TCC (Filosofia da informação) do curso de Filosofia, colocado em prática as teses do Filósofo Francês, Pierre Lévy,( Inteligência coletiva; Cibercultura; Ciberdemocracia). Que a força esteja com vocês!
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