Todos os pais desejam que seus filhos tenham sucesso na vida. Conseguir entrar para a melhor faculdade pode ajudar, mas será esse o verdadeiro caminho para o sucesso? Provavelmente não.

O verdadeiro sucesso e felicidade na vida vêm de ser capaz de criar, perseverar, lidar com os golpes da vida e trabalhar com outras pessoas. A boa notícia é que os pais e responsáveis ​​podem ensinar essas habilidades às crianças desde a infância – de graça.

Aqui estão 5 maneiras pelas quais os pais podem preparar seus filhos para o sucesso.

1. Reforce as habilidades das funções executivas.

Habilidades de funções executivas são nossa capacidade de prestar atenção, planejar, solucionar problemas, realizar multitarefas, controlar nossas emoções, negociar e adiar a gratificação. Essas são habilidades que as crianças aprendem à medida que crescem – e que podem ser ensinadas e reforçadas.

Existem atividades e jogos que os pais podem fazer com os filhos que ajudam a desenvolver essas habilidades, muitos dos quais envolvem o uso da imaginação e a interação com outras pessoas – o que funciona melhor quando os dispositivos são desligados e quando o tempo não é preenchido com as atividades programadas.

2. Deixe os filhos serem independentes – e deixe-os falhar.

Atualmente, muitos pais limitam a independência dos filhos. Parte disso é por um bom motivo – queremos que as crianças estejam seguras – mas as crianças não podem se tornar adultos independentes se nunca conseguirem explorar o mundo ao seu redor e fazer escolhas por si mesmas, o que inevitavelmente significa que eles farão pelo menos alguns erros ocasionais escolha.

Mas aprender com os erros é um dos melhores aprendizados que fazemos. Se você começar cedo, dando margem de manobra a seus filhos ao mesmo tempo que lhes ensina habilidades de segurança, eles estarão prontos e confiantes quando chegar a hora.

É sempre tentador pular e salvá-los, mas tente limitar isso às emergências reais. Se eles caírem de um trepa-trepa e se machucarem, tirar uma nota ruim porque deixaram uma tarefa em casa, falhar em um teste, da próxima vez eles se sairão melhor, especialmente se você for solidário e ajudá-los a pensar sobre isso.

Eles também aprenderão que podem sobreviver a esses erros, o que é útil quando você tenta …

3. Promova a resiliência.

Resiliência é a capacidade de gerenciar adversidades, lidar com contratempos e falhas e se recuperar. Deixar as crianças serem independentes – e falhar – ajuda a construir isso.

É como eles praticam. Ter o apoio consistente de adultos amorosos é fundamental, mas esse apoio deve ser o tipo de apoio “Eu cuido de você” e “Eu te amo não importa o que aconteça”, não o tipo de apoio “Eu farei isso por você” ou o tipo de apoio “Vou garantir que você tenha sucesso”.

4. Desenvolva habilidades sociais e empatia.

A capacidade de “brincar na caixa de areia” é a chave para o sucesso e, para isso, as crianças precisam aprender a fazer e manter amigos, a ouvir os outros e a cuidar de seus pensamentos e sentimentos.

Desde ensinar “por favor” e “obrigado” e revezar, envolvê-los em atividades que envolvam interações sociais, envolver-se em atividades comunitárias e voluntárias, existem muitas maneiras de os pais desenvolverem essas habilidades. Dar um bom exemplo sempre ajuda.

5. Estimule a curiosidade e a criatividade.

Vá a lugares como parques, museus ou locais históricos. Explorem juntos. Vá para a biblioteca e pegue livros. Tenha muito papel e tinta ao redor.

Faça coisas juntos. Assistir a documentários; leia as notícias e converse sobre isso. Inventar histórias. Construir coisas. Ajude seu filho a ver o mundo cheio de fascinação e possibilidades. Ajude-os a entender quanta habilidade eles têm para criar.

Essas são as habilidades que fazem a diferença, e que ajudam as pessoas a encontrar seu caminho, serem resilientes e ter sucesso no que fazem – e ainda se divertir fazendo isso.


Por Claire McCarthy

Comments

0 comments