Os pensamentos negativos podem ser muito prejudiciais para nós mesmos. Eventos traumáticos não nos afetam tanto por causa dos eventos que acontecem, mas por causa do estresse e da ansiedade gerados pela culpa . Controlar nossos pensamentos é a chave para avançar, e avançar sem o fardo da culpa.

Um estudo de 2013 com mais de 30.000 pessoas, revelou que insistir nos eventos negativos da vida pode ser o principal gatilho para alguns dos problemas de saúde mental mais comuns da atualidade, principalmente por causa da culpa gerada por esses eventos.

Os resultados indicaram que não é o que acontece conosco, mas a maneira como pensamos sobre o que molda nosso bem-estar psicológico. Nesse sentido, agir de acordo com nossos pensamentos nos ajudará a limitar esses sentimentos de culpa com os quais nos punimos.

 «Embora saibamos que a genética de uma pessoa e as circunstâncias de sua vida influenciam os problemas de saúde mental, os resultados deste estudo mostraram que os eventos traumáticos da vida são a principal razão pela qual as pessoas sofrem de ansiedade e depressão . No entanto, a maneira como uma pessoa pensa e lida com eventos estressantes é um indicador do nível de estresse e ansiedade que sente ” , disse o pesquisador Peter Kinderman .

Embora a auto-reflexão  possa ser um ingrediente-chave para viver uma vida consciente e feliz, essas novas descobertas mostram que a ruminação ou a mudança dos aspectos negativos de nossa vida e de nosso passado não é bom para nós.

Portanto, embora a autocompreensão seja um meio de superar as lutas pessoais, também é necessário fazer um exercício de autocompaixão e não nos tornarmos inimigos de nós mesmos.

Nesse sentido, superar nosso crítico interno nos ajudará a banir a culpa e o desprezo pelo que aconteceu conosco, pelo que fizemos ou pelo que paramos de fazer, o que nos dará a oportunidade de pensar positivamente sobre o que ainda temos pela frente , além de confiar no bem que fizemos e nos valores e atitudes que nos fortalecem.

Para superar esses pensamentos negativos autodestrutivos, é importante começar aprendendo a diferenciá-los e reconhecê-los, além de identificar quando esses pensamentos surgem. Dessa forma, podemos começar a filtrá-los, evitá-los e até confrontá-los com uma resposta aguda e tolerância zero.

Por outro lado, quando nos encontramos em pensamentos negativos, quando lembramos de coisas que nos afetam negativamente, é muito melhor parar de girá-las, parar de refletir sobre o que aconteceu. É muito mais eficaz cortar esses pensamentos naquele momento, pensar em outra coisa.

De acordo com as conclusões de vários estudos, intervenções cognitivo-comportamentais podem ser eficazes na redução da preocupação. Nesse sentido, vários estudos mostraram que, nos tratamentos em que os participantes são incentivados a mudar seu estilo de pensar ou a resposta emocional de ruminar, reverter as coisas e se preocupar tanto com elas, são obtidos resultados positivos.

Outras pesquisas indicaram que a auto-compaixão está associada a uma maior capacidade de recuperação emocional, a um relacionamento mais favorável consigo mesmo, uma vez que a auto-compaixão se baseia em um senso básico da dignidade de alguém como ser humano.

Portanto, começar a banir pensamentos negativos requer estar ciente de não ouvi-los, cultivar a autocompaixão e agir contra as diretrizes estabelecidas por nosso crítico interno.


Traduzido e adaptado por: Duda Renovatio 

De Eva Maria Rodriguez

Ademir Fábio Quinot Ströher - ( Duda Renovatio )
Pai da Sophie e do Gael Cursou Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UDESC) e Filosofia (UFSC), juntando as duas paixões que são a tecnologia e o livre pensar. Idealizador e criador do Portal Pensador Anônimo, o qual foi projeto de TCC (Filosofia da informação) do curso de Filosofia, colocado em prática as teses do Filósofo Francês, Pierre Lévy,( Inteligência coletiva; Cibercultura; Ciberdemocracia). Que a força esteja com vocês!