Início Filosofia Movimento Acorda Brasil II

Movimento Acorda Brasil II

786
0
COMPARTILHAR

Por : Marco Antonio Lucas.¹

O país parece estar sofrendo de um surto hipnótico! E isso é resultado, mais uma vez, do místico e cabalístico dia 13 de agosto. Dizem que o povo tem memória curta e isso parece se confirmar. Surgiu no Brasil um novo pontificado: MARINA SILVA PRESIDENTE. E dessa vez, como já aconteceu no passado com a morte de Chico Mendes, carregando o legado de Eduardo Campos. O povo parece desconhecer que Marina Silva construiu sua carreira em cima de mitos e espectros.

marina-silva-neca-setubal

 

Da noite para o dia, Marina passou a ser a Vicarius de Eduardo Campos. E esse Vicarius vis parece ser cumulativo, uma vez que Campos e Mendes ganharam enorme projeção depois que seus caminhos cruzaram com Marina Silva. Esse fato é perfeitamente explicável na obra A cidade Antiga de Fustel de Coulanges: A Cidade Antiga (capitulo II – O culto aos Mortos)! Segundo a obra, Cícero afirma que “Nossos antepassados quiseram que os homens que deixaram esta vida fossem tidos como deuses”. Isso constitui um paradoxo, uma vez que os discursos dos adoradores de Campos pregam: Um novo jeito de governar.
A divulgação das pesquisas promovidas pela Mídia revela um dado alarmante: parte do país está em transe! De Mendes poucos lembram e com todo o respeito que os falecidos homens públicos merecem, temos que manter a lucidez e combater o mito implantado em nosso instinto subconsciente por nossos antepassados. E a política de Marina Silva parece estar especializada em defesa da natureza: uma “natureza morta”!

Picture-10

O seu discurso de “novo jeito” é na verdade o empregado na cidade antiga. E o de sustentabilidade é importado e “pregado” por organizações internacionais com base na Europa que tentam implantar no Brasil um sistema que não deu certo no velho continente e certamente não dará aqui. Poucos lembram que Marina por anos ocupou a pasta do Ministério do Meio Ambiente e se demitiu quando pressionada porque a sociedade a considerava pouco producente. E a “crise energética” que a imprensa tanto alardeia é resultado do excesso de rigor nas concessões de licenças ambientais durante o período em Marina Silva esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente. Isso em um mundo de economia globalizada e disputa por mercado, certamente interessa muito a muitos países, principalmente da União Europeia cuja situação financeira é periclitante. Mas “nossa” memória é curta e o nosso poder de entender o mundo de uma forma sistêmica, globalizada, muitas vezes nos impede de enxergar o foco: A concorrência global. E mais uma vez o fantasma ressurge e ameaça o desenvolvimento econômico do país. Muitos importam discursos e não analisam o impacto disso na economia nacional. Fernando Savater adverte sobre a dificuldade que as pessoas têm hoje em dia, de aplicar e exercitar o “principio da realidade”. E nossa realidade é que somos um país com mais de 8.500.000 metros quadrados. E o agronegócio encontra muitas barreiras externas e corre o risco (em se importando o discurso “sustentável”) de encontrar mais barreiras internas. Sustentabilidade deve ser entendida de uma forma sistêmica (A Teia da Vida) e o país possui políticas que convergem para manter o equilíbrio das relações sociais (J.J.Rosseau) por intermédio de uma economia justa e solidária a exemplo dos Programas PRONAFE – que incentiva a agricultura familiar – Minha Casa Minha Vida. O nome, aliás, é bem sugestivo porque ao contrário dos que querem governar pelos mortos, parecendo desconhecer o país que vivem, o que se precisa é dar continuidade ao que já existe, dentro da nossa realidade e celebrar a vida!

*¹ – Mestre em direito Internacional econômico pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Loading...
COMPARTILHAR
O Pensador Anônimo é um portal filosófico, que faz abordagem a todos os temas relacionados à sociedade. Assuntos como a própria filosofia, ciência, educação, política, sociologia, direito, psicologia, antropologia, religião, juventude, tecnologia e demais áreas. Além de estimular e abrir debates sobre os temas citados, também busca trazer notícias pertinentes aos assuntos. Entre em contato conosco: [email protected]

Os comentários não representam a opinião do Portal Pensador Anônimo