A crueldade humana não tem limites – os fãs de Game of Thrones sabe bem disso. Ainda bem que, por outro lado, a bondade, a dignidade e a capacidade de superação também não. É mais ou menos isso que aprendemos com os 26 filmes que reunimos por aqui, um prato cheio para quem é louco por história.
É olhando para trás que a gente começa a entender como chegamos aqui. E sob o ponto de vista destas produções, vale muito dar uma sacada nessa história toda.
Não se esqueça de pegar a pipoca e pode mandar ver!
[adinserter name=”Video Ad”]
Selma – Uma Luta pela Igualdade – 2014
O filme registra a campanha de Martin Luther King a favor do direito ao voto durante uma marcha realizada entre Selma e Montgomery, no Alabama, em 1965.
Operação Valquíria – 2008
Durante a 2ª Guerra Mundial, um grupo de generais alemães tramam contra a vida de Adolf Hitler.
Diamante de Sangue – 2006
Um diamante sem preço está no centro da disputa entre um pescador, um ladrão e um grupo de empresários.
Feliz Natal – 2005
Em dezembro de 1914, soldados de diferentes lados fazem uma trégua durante a 1ª Guerra Mundial e celebram, juntos, o Natal.
[adinserter name=”Video Ad”]
Munique – 2005
Após o massacre de atletas israelenses durante os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, um esquadrão do Mossad é encarregado de buscar vingança.
Hotel Ruanda – 2004
Paul Rusesabagina, o gerente de um hotel em Ruanda, abriga refugiados Tutsi da perseguição conta a milícia Hutu.
A Queda – As Últimas Horas de Hitler
Os últimos dias de Adolf Hitler em seu bunker em Berlim, no final da 2ª Guerra Mundial, são contados neste filme – que também é uma fonte inesgotável de memes.
O Último Samurai – 2003
Um militar americano é chamado ao Japão para combater samurais, mas acaba se integrando a eles em uma história que nos ensina um pouco sobre o que é ter honra.
O Pianista – 2002
Após a destruição do gueto de Varsóvia, na Polônia, um pianista judeu luta pela sobrevivência durante a 2ª Guerra Mundial.
[adinserter name=”Video Ad”]
Gladiador – 2000
Após ser traído e ter sua família assassinada, um general romano é escravizado e se torna um famoso (e praticamente invencível) gladiador.
Elizabeth – 1998
Meia-irmã de Maria I, Elizabeth é a única herdeira da coroa inglesa quando a rainha morre. Cabe a ela assumir o trono britânico e lidar com os conspiradores.
O Resgate do Soldado Ryan – 1998
Durante a invasão da Normandia na 2ª Guerra Mundial, um grupo de soldados segue em busca do soldado Ryan, único sobrevivente de uma família após a morte de seus irmãos.
Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo – 1995
Três astronautas da missão Apollo 13 lutam pela sobrevivência com ajuda dos engenheiros da NASA para conseguirem voltar à Terra sãos e salvos.
Coração Valente – 1995
Após ter sua noiva executada por se defender de um soldado inglês que tentou violentá-la, William Wallace começa uma revolta que leva guerreiros escoceses a lutarem contra a dominação inglesa.
Em Nome do Pai – 1993
Um homem é coagido a confessar um atentado a bomba do IRA que ele não cometeu, o que leva ele e o pai a serem presos.
A Lista de Schindler – 1993
Durante a 2ª Guerra Mundial, o industrial Oskar Schindler se aproveita da perseguição aos judeus para ganhar dinheiro, mas acaba colaborando para salvar centenas de pessoas do regime nazista.
[adinserter name=”Video Ad”]
JFK – A Pergunta que não Quer Calar – 1991
Um promotor segue em busca de respostas para tentar descobrir a real história por trás do assassinato do presidente John Kennedy.
Tempo de Glória – 1989
Durante a Guerra Civil americana, um oficial é destacado para comandar uma companhia formada apenas por soldados negros que são voluntários na luta pela liberdade.
Os Eleitos – Onde o Futuro Começa – 1983
A história dos astronautas que participaram originalmente do programa espacial Mercury 7.
Maomé – O Mensageiro de Alá – 1977
Para entender o nascimento do Islã, vale conferir este filme que conta a história do profeta Maomé.
Todos os Homens do Presidente – 1976
Os repórteres Woodward e Bernstein investigam o escândalo em torno do Watergate, que culminou na renúncia do presidente Nixon, nos EUA.
\
Patton – Rebelde ou Herói? – 1970
Conheça a história do controverso general americano George S. Patton, que atuou durante a 2ª Guerra Mundial.
Lawrence da Arábia – 1962
Um militar britânico tem sua lealdade questionada em tempos de guerra.
Spartacus – 1960
O escravo Spartacus lidera uma violenta revolta contra a República Romana.
[adinserter name=”Video Ad”]
Ben-Hur – 1959
Um príncipe judeu é traído e mandado para se tornar escravo por um amigo romano, ele reconquista sua liberdade e segue em busca de vingança.
Agora que você conferiu a nossa lista, que tal acrescentar algumas das suas sugestões nos comentários?
Comments
0 comments
A moça é o general, vigésima quinta hora
Sugiro, aqui, alguns filmes que também são baseados em histórias reais:
“Círculo de Fogo” – filme ambientado na Segunda Guerra Mundial, que conta a história de um duelo ocorrido entre 2 snypers (atiradores de elite), 1 alemão e 1 russo, em meio à batalha de Stalingrado.
“Hurricane, o Furacão” – estrelado por Denzel Washington, o filme conta a biografia dramática do pugilista americano Hurricane Carter. De como ele foi acusado injustamente de um massacre ocorrido em uma lanchonete, sendo preso e condenado por um sistema judicial racista. Hurricane Carter foi o único pugilista da história a receber um cinturão de campeão mundial de boxe anos depois da luta que o consagrou. Isto porque o resultado havia sido forjado, descaradamente, anos antes, por uma comissão de boxe corrupta e racista, que deu a vitória para seu oponente branco, que, inclusive, encontrava-se cambaleante, praticamente nocauteado.
“Olga” – filme que conta a trajetória história de Olga Benário, revolucionária judia- alemã, membro do Partido Comunista Alemão, que é designada pelo partido para fazer a segurança de um importante revolucionário brasileiro, Luiz Carlos Prestes, aqui no Brasil.
Elizabeth – 1998 como um filme para saber um pouco mais de história foi dose!
É reconhecidamente um dos filmes com os maiores (e propositais) erros históricos de todos os tempos.
Essa lista aqui é do tipo copiar e colar.
Excelente opção de filmes históricos que marcaram e marcam nossas vidas até os dias de hoje!
Ótimas sugestões. Eu indico “Anjos ou Soldados”. Quase no final da 2ª guerra mundial um soldado mórmon americano que havia servido missão religiosa na Alemanha sabe falar fluentemente a língua germânica, o que fez uma grande diferença nas linhas de combate e que fez triunfar sua equipe de guerra. Seu sentimento de compaixão cristã também ajudou. Outro filme que indico é “Crimes de Guerra”.
Acredito que Troia, uma narrativa homérica, contando um pouco a história dos grandes impérios, deve estar nesta boa lista de filmes.
Rasputin de 1996, Jimmy Hoffa de 1992, El discurso del Rey de 2010, tengo muchas más para añadir, pero creo qué estás no pueden faltar, principalmente Hoffa.
Gostei de todos, acrescentaria o Nome da Rosa e Lutero.
Call the Midwife- Chamem a parteira, traz a história de parteiras na parte pobre de Londres, 1920
Posso incluir alguns títulos? Os Dez Mandamentos -“O Nome da Rosa” – “O Homem que matou o facínora” (é um filme faroeste, mas não é apenas um filme faroeste. Pode ter várias leituras.
Destes, ainda faltam 4 para eu assistir. Incluiria “Feito na América”;”Snowden – Herói ou Traidor”; e “Clube de Compras Dallas”. Filmes que nos ajudam entender nossa atualidade.
Acrescento:
– Anonyma – eine Frau in Berlim. Anonima – uma mulher em Berlim. 2008
– Dresden, o inferno. 2006
– La Ciociaria. Duas Mulheres, 1960
– Die Gustloff, 2008
Desses filmes só não assisti 3. Filmes incríveis e imperdíveis.
Ué, e Tróia? Filme imensamente importante para a busca de questionamentos e entendimento.
Muitos eu assistir e gostei demais. Não irei relaciona-los, pois são vários. Mas outros são inesquecíveis, como: Bem-Hur – 1959, Spartacus – 1960, Lawrence da Arábia – 1962 e Tempos de Glória – 1989. Esse último eu fui assisti-lo no cinema e ainda hoje me emociono. Todos são filmes bons. Eu recomendo.
Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood, não pode faltar nessa lista.
As 13 Mercury. sobre as mulheres se preparando para serem astronautas. A Boa Mentira, sobre refugiados. I saw the sun, sobre refugiados na turquia e Noruega.
Aconteceu na Argentina
A vida é bela.
Acho que poderia estar na lista 2001 uma odisseia no espaço e o nome da rosa
Tribunal de Nuremberg, esse filme conta a história do tribunal constituído para julgar crimes cometidos na 2° guerra mundial.
Amostras, refere-se como se dava a captura e venda de escravos para a América.
Para entender mais da situação na Irlanda, junto com O nome do pai:
Michael Collins
Ventos da liberdade
Jimmy’s hall
Hunger
A Rainha Margot. Sobre a chacina ocorrida por ocasião do casamento de Henrique de Bourbon, rei de Navarra, com Margarida de Valois, irmã do rei Carlos IX. Casamento entre o rei protestante e a princesa católica visando a paz que o país precisava após uma série de conflitos religiosos envolvendo as duas facções.
A Colheita Amarga!!
Raça 2016 – Jesse Owens e as olimpíadas sob o regime nazista em 1936. Trabalhar racismo, nazismo, eugenia e as culturas dos EUA e Alemanha naquele período.
A lista é muito boa, mas faltaram filmes nacionais. Ñ temos bons filmes que tratem de nossa história?
Indico “Mauá: o imperador e o rei”.
Romeu e Julieta, um clássico de Shakespeare, com Olívia Hussey.
Faltou: o jogo da imitação – 2014
Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para entender códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que criptógrafos acreditavam ser inquebrável. A equipe de Turing, incluindo Joan Clarke, analisa as mensagens de “Enigma”, enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las. Após desvendar as codificações, Turing se torna herói. Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade, e a vida dele vira um pesadelo.
Operação antropoide. Max Manus..
O discurso do Rei; A jovem rainha Vitória.
Rob Roy, um filme pouco divulgado que conta fatos históricos da Escócia. Enquanto Coração Selvagem é odiado pelos escoceses, Rob Roy é recomendado pelos nativos como uma versão mais fiel aos fatos.