Entenda por que algumas pessoas falam e brigam enquanto estão dormindo

0
1643

Se você divide a cama ou o quarto com alguém e já acordou assustado ao ouvir a outra pessoa falando, resmungando ou até mesmo gritando e brigando, sem despertar como em um pesadelo comum, saiba que ela pode sofrer de uma condição chamada sonilóquio.

Por que falamos durante o sono?

Sonilóquio é uma parassonia, ou seja, um dos distúrbios do sono, caracterizada pela fala e elaboração de diálogos inconscientes durante o sono.

Entenda por que algumas pessoas falam e brigam enquanto estão dormindo

Os cientistas ainda não sabem exatamente porque o fenômeno acontece, mas garantem que, de modo geral, é inofensivo e não compromete a saúde física ou psicológica do indivíduo.

A condição é mais comum durante a infância e tende a desaparecer na puberdade. Apenas cerca de 5% dos adultos continuam falando no sono ao longo da vida, dependendo das mudanças psicológicas e fisiológicas da pessoa.

Alguns fatores podem contribuir para o sonilóquio na vida adulta, como: estresse, depressão, privação do sono, consumo excessivo de álcool e efeitos colaterais de alguns remédios. Acredita-se ainda que o distúrbio pode ser hereditário.

Não existe um tratamento específico para solucionar o problema, mas a simples redução do estresse, manutenção de uma boa rotina de sono, redução no consumo de bebidas e comidas estimulantes ou meditação podem ajudar a evitar os discursos enquanto você dorme.


Por: Pablo Nobuo


Pensador Anônimo

COMPARTILHAR

Os comentários não representam a opinião do Portal Pensador Anônimo