Início Filosofia Ciência Entenda as categorias de furacão e por que o nível 5 é...

Entenda as categorias de furacão e por que o nível 5 é tão destrutivo

1183
0
COMPARTILHAR

Ciclones tropicais se formam com frequência sobre os oceanos, mas felizmente a grande maioria deles não ganha velocidade e se dissipa dentro de algumas horas ou dias.

Caso eles evoluam, depois de nascerem como depressões tropicais, avançam para a condição de tempestades tropicais e então tomam a forma de furacões e, eventualmente, até se tornam tornados – tempestades tropicais, furacões e tornados são diferentes forças de um ciclone.

 

A escala Saffir-Simpson os classifica em cinco níveis de acordo com a força de seus ventos. Entenda o quão poderoso eles podem ser, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões, dos Estados Unidos.

Destruição causada por cada intensidade de furacão

Escala 1

Ventos entre 119 e 153 km/h. Pode provocar ondas de até 1,5 metro acima do nível normal. Os ventos são classificados como muito perigosos e potenciais causadores de danos como derrubada de galhos de árvores e destruição de telhados e revestimentos. Pode ocorrer danos em linhas de energia, seguidas por vários dias de apagão.

Escala 2

Ventos entre 154 e 177 km/h. Chega ao continente provocando ondas até 2,5 metros mais altas. Neste nível, a perda de energia quase total por dias ou até semanas já é esperada. Árvores de raízes curtas e casas construídas somente na superfícies podem ser tombadas, embora construções mais robustas aguentem os ventos.

Escala 3

Ventos entre 178 e 209 km/h. A partir deste ponto, são chamados de grandes furacões e a costa do continente tende a alagar rapidamente.

Carros e até caminhões podem ser destruídos e danos severos a construções podem ser observadas, como remoção total do telhado. Árvores já correm o risco de voarem pelo ar.

Estradas precisam de bloqueio e a população não terá fornecimento do serviço coletivo de energia e água por semanas.

Escala 4

Ventos entre 210 e 249 km/h. Requer evacuação da área costeira até 10 km da costa, pois as ondas podem alcançar 5,5 metros. O alagamento da cidade pode ocorrer a até 3 metros acima do nível do mar.

A maioria das árvores será arrancada e casas bem construídas devem ter até paredes destruídas. A maior parte da área atingida será inabitável até por alguns meses.

Escala 5

Ventos maiores que 250 km/h. É o nível mais forte que um furacão pode atingir e o rastro de destruição é grande. Recomenda-se evacuação das áreas em até 16 km da costa.

Os danos são classificados como catastróficos: alta porcentagem de casas total destruídas, árvores arrancadas, pólos de energia inviabilizados. Leva meses para que a área seja habitável novamente.


Por: Luiz Felipe Silva


Pensador Anônimo

Loading...

Os comentários não representam a opinião do Portal Pensador Anônimo