Localizada na Zona Norte de São Paulo, em uma área cercada por favelas, o Centro de Educação Infantil Lar de Crianças Ananda Marga tem ioga e massagem para as crianças.

A “aula” começa com a professora fechando as cortinas da sala para reduzir a iluminação. Em colchões dispostos um ao lado do outro no chão, as crianças relaxam ao som de mantras, meditam e recebem massagem.

escola é administrada pela ONG Amurt-Amurtel. “Vemos muitos casos de violência doméstica e de pais que estão presos, então a creche precisa ser um espaço de acolhimento para essas crianças”, afirma a diretora Silvia Helena de Oliveira. A unidade atende 111 alunos com média de idade entre 11 meses e 3 anos, que ficam na creche em período integral.

O objetivo é “estimular a criatividade, a autoestima, o desenvolvimento do caráter dessas crianças”. A filosofia neo-humanista adotada pela ONG busca a transformação do indivíduo em um ser mais saudável, solidário, ativo, compassivo e consciente do seu papel na sociedade.

Para a professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da USP, Maria Letícia Nascimento, especialista em educação infantil, a prática deveria ser adotada por todas as creches. “O ideal seria que em todas as creches as crianças tivessem a oportunidade de se expressar, de falar da família, da sua casa e do que fez no final de semana.”


Referência: Uol

Ademir Fábio Quinot Ströher - ( Duda Renovatio )
Pai da Sophie e do Gael Cursou Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UDESC) e Filosofia (UFSC), juntando as duas paixões que são a tecnologia e o livre pensar. Idealizador e criador do Portal Pensador Anônimo, o qual foi projeto de TCC (Filosofia da informação) do curso de Filosofia, colocado em prática as teses do Filósofo Francês, Pierre Lévy,( Inteligência coletiva; Cibercultura; Ciberdemocracia). Que a força esteja com vocês!