Início Conhecimento Ciência Conheça o Camarão Pistola, eleito um dos animais mais barulhentos e temidos...

Conheça o Camarão Pistola, eleito um dos animais mais barulhentos e temidos do mundo

Se você acha a maioria dos pequenos seres marinhos bonitinhos e simpáticos, prepare-se para acabar com este conceito. Existe uma espécie de camarão minúscula que vive em locais como o Mar Mediterrâneo que nenhum peixe gosta de ter como vizinho. Ele é semelhante àquele vizinho que não falha um final de semana em tocar música alta e atormentar a vizinhança. O Camarão Pistola ou Alpheus heterochaelisI, como preferir, não mede mais que 5 cm e consegue, incrivelmente, fazer um barulho correspondente ao de um motor a jato.

Mesmo sendo pequeno, o Camarão Pistola consegue ser bastante barulhento. Acreditava-se antigamente que o som emitido por ele era proveniente do bater de suas garras. Entretanto, era preciso que ele tivesse uma tremenda força para tal.

[adinserter name=”Video Ad”]

Sendo assim, cientistas analisaram o comportamento do crustáceo e descobriram que ele solta um jato de água com velocidade de até 100 km/h, o que cria bolhas no fundo do mar. Com a extrema pressão da água, de alguma forma essas bolhas criam o barulho estrondoso. Para chegar a essa conclusão, os cientistas se basearam na Equação de Bernoulli.

Além do barulho, as bolhas geradas pelo jato de água desse camarão também possuem outro efeito interessante. Ele é capaz de aquecer a água da região próxima às suas patinhas a 4.700 °C só com a rapidez de seu golpe mortal. Em determinadas condições, elas brilham no oceano quando a temperaturas de até 4700° C, produzindo um curto flash de luz.

Com isso, além de aquecer a água a temperaturas absurdamente altas e desencadear um processo conhecido como supercavitação, o golpe do camarão-pistola também provoca uma pequena onda de choque, capaz de desorientar e até matar suas presas. Esse mecanismo, inclusive, é conhecido por interferir na comunicação via sonar entre embarcações.

[adinserter name=”Video Ad”]

Ou seja, essa pequena criatura cria uma bolha de pressão acústica que pode matar qualquer peixe que estiver perto dele, como uma onda violenta de choque. A bolha é acompanhada por uma “explosão” de cerca de 200 decibéis, que é mais poderosa do que disparar uma arma.

O vídeo abaixo, capturado pela equipe do programa Earth Unplugged, da BBC, mostra o momento em que ele fecha sua pinça e desencadeia a supercavitação. Esse processo é provocado pelo movimento ultrarrápido da garra, que faz com que a água se desloque a uma velocidade muito alta. Isso provoca uma dramática queda de pressão, que pode ocasionar a evaporação do líquido e a formação de uma bolha de ar.

Comments

0 comments

Sair da versão mobile