Vamos lá, tive que pensar muito para definir por onde começar. Que falta de profissionalismo da Revista Crescer. Que jornalismo preguiçoso e vergonhoso. Este é o ponto um.

Segundo; que sociedade fácil de induzir e manipular. Cada dia me espanto mais do quanto os “adultos” entram em assuntos de ignorantização e transformam isso numa verdadeira epidemia de ignorantização coletiva.

Boneca Momo, a prova da ignorância coletiva na sociedade "adulta"

Vou tentar simplificar e explicar sendo o mais breve possível:

Essa lenda urbana da boneca momo já esteve em alta em 2018 e passou por alguns países, mas em nenhum deles causa tanto pânico como no Brasil. Não sei se é pelo fato de brasileiros não terem hábito de leitura, preguiça de pesquisar fontes ou algo do gênero, mas aqui no Brasil geralmente este tipo de boato ganha uma forma sem igual, e muita gente, mas muita gente mesmo, passa a acreditar piamente nestes boatos e a espalhar para outras pessoas de maneira epidêmica, parece vírus, o vírus da ignorância coletiva.

Então este ano, 2019, vejam só quem está de volta. A lenda da boneca momo, outra vez. E outra vez os “adultos” espalhando uma das mentiras mais sem graça da era virtual. E onde tudo começou este ano? Adivinhem só; na renomada Revista Crescer, da Editora Globo (Globo, melhorem seu profissionalismo, por favor, está uma vergonha!).

Boneca Momo, a prova da ignorância coletiva na sociedade "adulta"

No dia 18/03/19, a Revista Crescer publica uma “matéria”(se é que se pode chamar assim um hoax desses) falando sobre um tal vídeo da boneca momo que supostamente está aparecendo no canal do Youtube Kids, e o quanto isso está aterrorizando os pais do Brasil.
Nesta “matéria” a revista cita UMA única família, onde relata um único caso, sem citar o link do vídeo, sem citar o canal do Youtube onde o vídeo se encontra, sem citar uma única fonte. E estrategicamente coloca uma imagem de uma menina chorando no colo dos pais. Pronto, o terror está no ar e a mentira se espalha como verdade.

Pense só, uma revista tida como séria, de uma editora do tamanho que é a Globo, que fala quase que exclusivamente para pais, logicamente que dá-se crédito à revista, e o pânico se espalhou geral nos grupos de WhatsApp.

PAREM DE ESPALHAR ESSA MENTIRA

Gente, é sério, parem com isso. Parem de espalhar essa mentira. O único lugar que esse vídeo está circulando é no whatsapp de vocês. São vocês que estão fazendo aquele edição, bem mal feita, se espalhar como vírus, e é através do compartilhamento de vocês que algumas crianças podem vir a ver o vídeo, no celular de vocês, baixado por vocês. E não no Youtube, como a mentira espalhada diz.

Pesquisem um pouco, procurem se informar e não caiam em outros hoax como este. Todo ano esse boato volta e é triste ver tanta gente caindo nessas ignorantizações coletivas por falta de uma pesquisa básica. Os grandes meios de comunicação também espalham mentiras, as vezes sem intenção, só por praticar jornalismo preguiçoso e ou falta de profissionalismo, e outras intencionalmente, pois esse tipo de boato dá audiência e eles lucram muito com os clicks.(não sei qual das duas opções e a pior).

É necessário estar sempre de olho no que nossos filhos estão vendo

Claro que, diante de um tema como este, a olhar principal deve estar nas nossas crianças. Por isso é sempre necessário estar de olho no que nosso filhos assistem, tanto via internet, quanto nos canais de televisão, pois celular e TV não fazem o trabalho de babá, e o que as vezes parece ser um grande aliado dos pais, pode acabar sendo o calcanhar de aquiles da educação dos filhos. E sempre preciso estar atento a tudo que assistem.

E quando os pais são presentes e atentos, não há necessidade de entrar em pânico com boatos como este da momo, pois os pais saberão muito bem o que os seus filhos andam assistindo, e dosarão, inclusive, o tempo de TV e celular, de forma saudável para o desempenhos de suas crianças.


Por Ademir Fábio Quinot Ströher


Link que trouxe de volta o Boato em 2019: Revista Crescer – Irresponsáveis 

Link da Folha de São Paulo falando sobre o boato.

Site que desvenda boatos falando sobre o tema

 

COMPARTILHAR

OUTRAS LEITURAS


RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS





Pensador Anônimo
O Pensador Anônimo aborda todos os temas relacionados à sociedade. Além de estimular e abrir debates sobre os temas citados, também busca trazer notícias pertinentes.