A imagem do quarto dia de buscas por sobreviventes em Brumadinho, na Grande BH, foi feita pelo repórter fotográfico do Jornal Estado de Minas, Gladyston Rodrigues. A foto que mostra bombeiros exaustos aguardando o ‘banho’ para retornar ao trabalho, viralizou nas redes sociais.

Os militares aguardavam a chegada do caminhão pipa para o banho que retira das roupas a lama da barragem do Córrego do Feijão, que se rompeu na última sexta-feira (25).

Em geral, essa lavagem é feita imediatamente, na chegada dos militares à área de recuperação. Nesta segunda-feira (28), no entanto, quando esses bombeiros chegaram, o caminhão havia saído para reabastecer e teve problemas para voltar. Com isso, os militares precisaram esperar mais de uma hora para receber o banho.

“Na hora que eu vi aquela imagem, fiquei muito sensibilizado. Eles estavam completamente encobertos pela lama da barragem. Aquilo foi o que me chamou a atenção para fazer a foto. Eu ainda tive que passar por um local que não era autorizado, e um policial militar me chamou a atenção. Mas valeu muito a pena”, disse Gladyston Rodrigues.

Descanso de Herois 1 - Bombeiros de Barbacena aparecem em foto do Estado de Minas que viralizou nas redes sociais