Astrofísico acaba com teoria da terra plana com uma única imagem

0
555

Se você curte temas relacionados com Ciência e é especialmente fã de astronomia, então você certamente já ouviu falar de Neil deGrasse Tyson — um famoso astrofísico norte-americano. Pois esses dias, com o alvoroço causado pelo terraplanista biruta que queria se lançar em um foguete caseiro a uns 500 metros de altitude para “provar” que a Terra é plana, muitos simpatizantes dessa teoria acabaram indo a público para defender o corajoso maluco voador.

Astrofísico acaba com teoria da terra plana com uma única imagem

É claro que as manifestações da galera que apoia a ideia de que o nosso planeta parece uma panqueca gigante acabaram por causar reações entre os que não se conformam que, em pleno século 21, ainda existam pessoas que não aceitam que a Terra é esférica. E entre os milhares de argumentos que circularam pela internet, um dos mais brilhantes foi o de deGrasse — que, com um tweet cheio de ironia, destruiu a Teoria da Terra Plana. Veja abaixo:

Zoeira elegante

De acordo com Yasmin Tayag, do site Inverse, a imagem compartilhada por deGrasse — de uma sombra alongada cobrindo a Lua parcialmente — trazia apenas o texto “A Lunar Eclipse flat-Earther’s have never seen” ou “Um Eclipse Lunar que os terraplanistas jamais viram” em tradução livre. Percebeu a ironia no tweet do astrofísico?

Em vez de dar uma de espertalhão e compartilhar um textão, tirar sarro descaradamente dos terraplanistas ou esbravejar como fazem muitos, deGrasse postou uma imagem obviamente photoshopada da Lua que simula o que nós veríamos durante um eclipse caso o nosso planeta fosse plano. Assim, conforme o astrofísico disse no tweet, essa é uma cena que nenhum terráqueo — defensor da Teoria da Terra Plana ou não — jamais viu. Nem verá!
Astrofísico acaba com teoria da terra plana com uma única imagemUm eclipse lunar típico (NASA)

Afinal, durante um eclipse lunar normal, quando olhamos para o satélite, o que vemos é a Lua ficar completamente coberta pela sombra da Terra. Como todo mundo sabe, os eclipses acontecem quando o nosso planeta se interpõe entre a Lua e o Sol, impedindo que a luz solar chegue até ela — e esse bloqueio total só ocorre porque o nosso planeta é esférico e imenso.

Em contrapartida, se a Terra realmente fosse plana como defendem os terraplanistas, em vez de a sombra dela cobrir a Lua completamente durante os eclipses, apenas uma fração da luz solar seria bloqueada — e o que veríamos seria algo parecido ao que a imagem que deGrasse compartilhou mostra.


Pensador Anônimo

Loading...