Uma pesquisa realizada pela consultoria global Korn Ferry em 2021 apontou que 85% das empresas adotaram totalmente o home office por conta da pandemia de coronavírus, trazendo a necessidade de aprimorar habilidades como montar slideshow profissional.

O aumento da realização de atividades pela internet foi consequência direta das medidas de isolamento social propostas pela Organização Mundial da Saúde como tentativa de diminuir a contaminação do vírus.

No entanto, Fernando Guimarães, diretor da área de estratégias organizacionais e de talento da Korn Ferry para América do Sul, explica que o primeiro ano da pandemia, em 2020, adotou o home office como prática forçada. Em 2021, o modelo se repetiu devido às instabilidades da pandemia, já se adaptando às novas demandas.

Agora, segundo a pesquisa, 78% das empresas afirmam que todos os funcionários estarão sob o regime híbrido e/ou remoto numa fase mais branda da pandemia.

Por esse motivo, é importante que os colaboradores saibam como aprimorar suas técnicas de apresentação, uma das atividades mais realizadas nas empresas.

Especialistas separaram algumas das melhores dicas para montar um slideshow profissional, e seguir as demandas do novo mercado:

Não exagere no número de slides

Uma das dicas mais importantes é buscar manter um número equilibrado de slides, sem exagerar na quantidade, para que a apresentação não se torne maçante e perca a relevância.

Ao mesmo tempo, é preciso avaliar a quantidade de informações incluídas no arquivo, para que não sejam acumuladas em um número muito baixo.

Essa será uma das principais dificuldades na adaptação para o novo modelo de trabalho que exija esse tipo de atividade, de modo a dinamizar o tempo dentro da nova modalidade remota.

Mantenha um padrão

Outra dica importante para montar slideshow profissional é manter o mesmo padrão durante a apresentação. É fundamental optar por designs mais limpos e sem informações visuais, para que seja possível focar somente no conteúdo apresentado.

Utilizar um slide mestre dentro da ferramenta utilizada é uma sugestão, pois permite manter as mesmas configurações em todos os arquivos.

Utilize uma plataforma profissional

Para montar um slideshow online que seja profissional e adequado para apresentações no trabalho remoto, é essencial utilizar uma plataforma moderna.

Dessa forma, os recursos poderão auxiliar na montagem dos slides e na inclusão do conteúdo de forma que seja relevante.

Existem diversas alternativas acessíveis, como o InVideo, que permitem montar este tipo de apresentação de forma simples e prática, sem comprometer o profissionalismo.

Utilize artes gráficas

Além do conteúdo da apresentação, é recomendável utilizar artes gráficas quando necessário, para exemplificar o assunto exposto de forma visual e prática.

Esse recurso, embora deva ser usado com atenção, pode tornar o slideshow mais completo e fácil de compreender, além de tornar a exibição mais dinâmica para os demais colaboradores.

Montar slideshow profissional é um destaque para o colaborador

A pesquisa da Korn Ferray mostra, ainda, que 50% das empresas já enfrentam escassez de candidatos, com maior dificuldade na contratação e na retenção, principalmente, de profissionais da área de tecnologia da informação.

Isso porque muitos profissionais não estão habilitados a trabalhar de forma remota com as novas ferramentas digitais usadas no home office.

Guimarães reforça, ainda, que o Brasil enfrenta esse problema com os talentos digitais porque o nível de conhecimento nesta área é baixo. Segundo o diretor, as empresas estão desenvolvendo estratégias para atrair mais candidatos qualificados.

Por isso, aprender como montar slideshow profissional é um diferencial para o colaborador, e deve se tornar um destaque para o mercado nos próximos anos, sendo importante desenvolver essa habilidade o quanto antes.

Comments

0 comments