As técnicas de respiração nos forçam a lembrar que esse ato metabólico é muito mais que um processo físico. Porque respirar bem produz prazer, alivia a ansiedade e nos permite viver melhor. Assim, algo que sem dúvida seria muito útil para nós é tornar esse ato um exercício muito mais consciente, focado e harmonioso em nossas vidas diárias.

A maioria das pessoas nunca parou para analisar o modo como respira. De fato, a pergunta seria: por que fazê-lo? Nosso corpo é uma máquina quase perfeita que executa uma boa quantidade de processos automaticamente, garantindo assim nossa sobrevivência. Graças a isso, podemos dedicar boa parte de nossa energia a outras tarefas, como a leitura deste artigo, por exemplo.

«Quando respiro, me vejo como água parada. Ao expirar, reflito sobre as coisas como elas são ».

-Thich Nhat Hanh-

Agora, questionar esse esquema simples pode nos fazer bem. Negligenciar o corpo traz sérias consequências, e permitir que nossas emoções nos controlem também leva a piores resultados. Não devemos esquecer que um organismo empobrecido, apreendido ou controlado por excesso de preocupação, pressa ou ansiedade se traduz em respiração mais rápida e anormal, em um corpo que executa suas tarefas metabólicas em um ritmo desequilibrado e até perigoso.

Você precisa respirar melhor para viver da melhor maneira possível e essas técnicas podem nos ajudar.

1. Técnicas de respiração: o diafragma respiratório

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A maioria de nós, quando pensa em respirar, visualiza instantaneamente alguns pulmões. Bem, deve-se dizer que o verdadeiro responsável por esse processo é o diafragma.Está bem ali, sob os pulmões e separando o tórax da área abdominal. Ele se move quando respiramos e, se o fizermos amplamente, estimulará outros órgãos, como o fígado e um grande número de tecidos, a promover a circulação sanguínea, favorecendo até a eliminação de toxinas.

Essa área do nosso corpo deve ser levada muito mais em consideração, porque o diafragma é a parte essencial da maioria das técnicas de respiração. Vamos, portanto, ver como tomar consciência disso e como estimulá-lo.

  • Colocamos uma mão no abdômen e outra no peito.
  • As costas devem estar retas.
  • Agora respiramos profundamente pelo nariz.
  • Devemos garantir que a área que incha é o diafragma (o abdômen) e não o peito.
  • Então expiramos pela boca de maneira sadia.
  • Idealmente, faça 6 ou 10 respirações lentas por minuto.

2. Respiração alternativa pelas narinas

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Esta é uma das técnicas de respiração mais conhecidas. Também é ideal para reduzir a ansiedade, relaxar e promover uma melhor concentração diariamente. Estes seriam os passos que devemos seguir:

  • Sentaremos confortavelmente, sempre lembrando de estar de costas  retas.
  • Agora, com o polegar direito, cobriremos a narina direita.
  • Em seguida, inalaremos o oxigênio pela narina esquerda profundamente até que chegue ao topo.
  • Prendemos a respiração, cubram a narina esquerda e expiram à direita.
  • Repita o processo ao contrário.

Pode parecer complicado a princípio, mas assim que automatizarmos as etapas, perceberemos seus benefícios incríveis.

3. Respirando crânio brilhante ou kapalabhati

Kapalabhati é uma das técnicas de respiração mais curiosas e eficazes para reduzir a ansiedade e otimizar nosso sistema respiratório . Isso nos ajuda a limpar as vias aéreas e até melhora a capacidade pulmonar.

O termo kapalabhati vem do sânscrito e é composto de dois conceitos: kapala, que  significa “crânio” e  bhati, que  significa “brilho ou o ato de limpar” . Vamos ver o que consiste:

  • Sentamos novamente com as costas retas.
  • Trazemos o queixo para o peito.
  • Fecharemos os olhos para nos concentrarmos melhor na respiração.
  • Nós inspiramos profundamente.
  • Agora faremos o seguinte: procederemos a exalações rápidas contraindo os músculos do abdômen, imaginando que com esse ato levemos o umbigo em direção à coluna.
  • Ao fazer essas exalações, seu corpo inalará automaticamente novamente. Idealmente, faça pelo menos 10 a 15 exalações rápidas seguidas. Descanse alguns minutos e comece novamente.

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    4. Técnica de respiração com visualização

     

    Muitas técnicas de respiração incluem várias visualizações para obter um relaxamento mais profundo. No entanto, requer um pouco mais de experiência para que todo o processo, isso sim, nos beneficia e nos abraça com essas sensações catárticas capazes de atenuar tensões e escapar da ansiedade ou do estresse .

     

    Vamos tomar nota desta estratégia original.

  • Deitaremos no chão ou até na cama.
  • Colocaremos uma mão no abdômen e outra no peito para controlar que realizamos as respirações através do diafragma.
  • Agora inspiraremos profundamente pelo nariz e imaginamos que uma onda do mar está nos cobrindo calorosamente dos pés à cabeça. Sentiremos sua frescura, o borbulhar da água, o arrasto do mar nos cobrindo …
  • Agora vamos expirar pela boca e visualizar ao mesmo tempo que a mesma onda gradualmente se retira de nós da cabeça aos pés, lenta e relaxadamente …

Para concluir, como podemos intuir, essas técnicas simples de respiração podem nos ajudar a melhorar nosso bem-estar, cuidar de nossa saúde e desatar o nó de todas as tensões que, quase sem que percebamos, nos deixam doentes. Vamos encontrar alguns minutos ao longo do dia para respirar melhor, para viver em melhor harmonia com o corpo e suas necessidades.


Traduzido e adaptado por: Duda Renovatio 

De Valeria Sabater

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