As técnicas de respiração nos forçam a lembrar que esse ato metabólico é muito mais que um processo físico. Porque respirar bem produz prazer, alivia a ansiedade e nos permite viver melhor. Assim, algo que sem dúvida seria muito útil para nós é tornar esse ato um exercício muito mais consciente, focado e harmonioso em nossas vidas diárias.

A maioria das pessoas nunca parou para analisar o modo como respira. De fato, a pergunta seria: por que fazê-lo? Nosso corpo é uma máquina quase perfeita que executa uma boa quantidade de processos automaticamente, garantindo assim nossa sobrevivência. Graças a isso, podemos dedicar boa parte de nossa energia a outras tarefas, como a leitura deste artigo, por exemplo.

«Quando respiro, me vejo como água parada. Ao expirar, reflito sobre as coisas como elas são ».

-Thich Nhat Hanh-

Agora, questionar esse esquema simples pode nos fazer bem. Negligenciar o corpo traz sérias consequências, e permitir que nossas emoções nos controlem também leva a piores resultados. Não devemos esquecer que um organismo empobrecido, apreendido ou controlado por excesso de preocupação, pressa ou ansiedade se traduz em respiração mais rápida e anormal, em um corpo que executa suas tarefas metabólicas em um ritmo desequilibrado e até perigoso.

Você precisa respirar melhor para viver da melhor maneira possível e essas técnicas podem nos ajudar.

1. Técnicas de respiração: o diafragma respiratório

A maioria de nós, quando pensa em respirar, visualiza instantaneamente alguns pulmões. Bem, deve-se dizer que o verdadeiro responsável por esse processo é o diafragma.Está bem ali, sob os pulmões e separando o tórax da área abdominal. Ele se move quando respiramos e, se o fizermos amplamente, estimulará outros órgãos, como o fígado e um grande número de tecidos, a promover a circulação sanguínea, favorecendo até a eliminação de toxinas.

Essa área do nosso corpo deve ser levada muito mais em consideração, porque o diafragma é a parte essencial da maioria das técnicas de respiração. Vamos, portanto, ver como tomar consciência disso e como estimulá-lo.

  • Colocamos uma mão no abdômen e outra no peito.
  • As costas devem estar retas.
  • Agora respiramos profundamente pelo nariz.
  • Devemos garantir que a área que incha é o diafragma (o abdômen) e não o peito.
  • Então expiramos pela boca de maneira sadia.
  • Idealmente, faça 6 ou 10 respirações lentas por minuto.

2. Respiração alternativa pelas narinas

Esta é uma das técnicas de respiração mais conhecidas. Também é ideal para reduzir a ansiedade, relaxar e promover uma melhor concentração diariamente. Estes seriam os passos que devemos seguir:

  • Sentaremos confortavelmente, sempre lembrando de estar de costas  retas.
  • Agora, com o polegar direito, cobriremos a narina direita.
  • Em seguida, inalaremos o oxigênio pela narina esquerda profundamente até que chegue ao topo.
  • Prendemos a respiração, cubram a narina esquerda e expiram à direita.
  • Repita o processo ao contrário.

Pode parecer complicado a princípio, mas assim que automatizarmos as etapas, perceberemos seus benefícios incríveis.

3. Respirando crânio brilhante ou kapalabhati

Kapalabhati é uma das técnicas de respiração mais curiosas e eficazes para reduzir a ansiedade e otimizar nosso sistema respiratório . Isso nos ajuda a limpar as vias aéreas e até melhora a capacidade pulmonar.

O termo kapalabhati vem do sânscrito e é composto de dois conceitos: kapala, que  significa “crânio” e  bhati, que  significa “brilho ou o ato de limpar” . Vamos ver o que consiste:

  • Sentamos novamente com as costas retas.
  • Trazemos o queixo para o peito.
  • Fecharemos os olhos para nos concentrarmos melhor na respiração.
  • Nós inspiramos profundamente.
  • Agora faremos o seguinte: procederemos a exalações rápidas contraindo os músculos do abdômen, imaginando que com esse ato levemos o umbigo em direção à coluna.
  • Ao fazer essas exalações, seu corpo inalará automaticamente novamente. Idealmente, faça pelo menos 10 a 15 exalações rápidas seguidas. Descanse alguns minutos e comece novamente.

    4. Técnica de respiração com visualização

     

    Muitas técnicas de respiração incluem várias visualizações para obter um relaxamento mais profundo. No entanto, requer um pouco mais de experiência para que todo o processo, isso sim, nos beneficia e nos abraça com essas sensações catárticas capazes de atenuar tensões e escapar da ansiedade ou do estresse .

     

    Vamos tomar nota desta estratégia original.

  • Deitaremos no chão ou até na cama.
  • Colocaremos uma mão no abdômen e outra no peito para controlar que realizamos as respirações através do diafragma.
  • Agora inspiraremos profundamente pelo nariz e imaginamos que uma onda do mar está nos cobrindo calorosamente dos pés à cabeça. Sentiremos sua frescura, o borbulhar da água, o arrasto do mar nos cobrindo …
  • Agora vamos expirar pela boca e visualizar ao mesmo tempo que a mesma onda gradualmente se retira de nós da cabeça aos pés, lenta e relaxadamente …

Para concluir, como podemos intuir, essas técnicas simples de respiração podem nos ajudar a melhorar nosso bem-estar, cuidar de nossa saúde e desatar o nó de todas as tensões que, quase sem que percebamos, nos deixam doentes. Vamos encontrar alguns minutos ao longo do dia para respirar melhor, para viver em melhor harmonia com o corpo e suas necessidades.


Traduzido e adaptado por: Duda Renovatio 

De Valeria Sabater

Ademir Fábio Quinot Ströher - ( Duda Renovatio )
Pai da Sophie e do Gael Cursou Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UDESC) e Filosofia (UFSC), juntando as duas paixões que são a tecnologia e o livre pensar. Idealizador e criador do Portal Pensador Anônimo, o qual foi projeto de TCC (Filosofia da informação) do curso de Filosofia, colocado em prática as teses do Filósofo Francês, Pierre Lévy,( Inteligência coletiva; Cibercultura; Ciberdemocracia). Que a força esteja com vocês!