Alimentos poderosos para combater a ansiedade:

Sentar-se à mesa todos os dias e poder desfrutar de uma refeição nutritiva é uma benção. Hoje, em meio a tanta desigualdade social, dar valor as nossas condições de vida transforma a maneira como enxergamos o mundo.

Cultivar bons pensamentos também influencia positivamente o nosso estado de espírito. Para manter uma postura otimista, no entanto, é preciso desenvolver serenidade e paciência. Afinal, uma das grandes vilãs da mente pacífica é a ansiedade — condição psicológica mais comum do que se imagina.

Portanto, acalme-se. Você não está sozinho! Há formas de melhorar a estabilidade emocional investindo em uma alimentação saudável.

Por essa razão, preparamos uma lista especial com 25 alimentos que combatem a ansiedade. Confira!

Invista nas frutas

1. Banana

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Anda desanimado nos últimos tempos? Lembre-se de manter a despensa abastecida com banana. Além de ser ótima fonte de energia, essa fruta auxilia no desenvolvimento celular e na saúde do sistema nervoso.

2. Maçã

Rica em fibras e carboidratos, a maçã é um verdadeiro combo saudável. Fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e C, também apresenta boas quantidades de zinco, selênio e magnésio. Adicione à hora do lanche para auxiliar no seu relaxamento.

3. Uva

Quando bater aquela vontade incontrolável de comer doces, que tal devorar um cacho de uvas? A fruta, além de ser energética, reúne diversas vitaminas do complexo B — bastante benéficas para o funcionamento do sistema nervoso central.

4. Jabuticaba

As vitaminas do complexo B atuam como antidepressivos e também estão presentes na jabuticaba. Além do mais, essa fruta é um alimento rico em ferro e vitamina C, ideal para fortalecer as defesas do organismo.

5. Laranja e outras frutas cítricas

A laranja — e todo o time das frutas cítricas — contribui para o relaxamento dos músculos, minimizando a fadiga e o estresse. Aposte nessas fontes de cálcio e vitaminas diversas para aliviar a ansiedade.

Abuse dos legumes e verduras

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6. Beterraba

A beterraba é classificada como um caule rico em açúcares. Mas não é só energia! Ela possui uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas, como folato, magnésio e uridine — substâncias que agem como neurotransmissores e favorecem a disposição.

7. Batata-doce

Ingerir batata-doce não é exclusividade de quem leva uma vida fitness. Afinal, trata-se de uma raiz repleta de nutrientes auxiliares à saúde mental, como betacaroteno e vitamina B6. Quer melhorar seu humor? Acrescente esse alimento ao seu cardápio.

8. Tomate-cereja

Engana-se quem pensa que os tomates-cereja servem apenas para enfeitar saladas. Eles são ótimas fontes de licopeno, antioxidante que ajuda a estabilizar o humor. Lembrando que, embora sejam popularmente conhecidos como legumes, cientificamente, tomates são frutas.

9. Alface

Na feira, não pode faltar. A rainha das saladas é uma fonte de folato e lactucina — compostos de ação calmante, que auxiliam na prevenção da depressão e quadros de confusão mental. Inclua no almoço, no jantar e, se possível, no sanduíche!

10. Acelga

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A acelga é um vegetal riquíssimo em magnésio, componente importante em reações bioquímicas relacionadas ao nível de energia do organismo. A falta dessa substância é associada ao transtorno de depressão bipolar. Portanto, vale a pena experimentar.

11. Espinafre e outros vegetais escuros

Sorria! O espinafre contribui para a sensação de felicidade. Além de ser rico em ferro, contém grandes quantidades de ácido fólico, responsável por melhorar a saúde do sangue e do sistema imunológico. Aposte também em outros vegetais escuros, como couve, agrião e brócolis.

Acredite nos grãos e cereais

12. Aveia, quinoa e amaranto

Alguns cereais fornecem uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, importantes para a conversão do triptofano em serotonina — substância relacionada à depressão. A aveia, a quinoa e o amaranto são uma tríade poderosa. Adicione no iogurte e no mingau ou misture à farinha de qualquer receita.

13. Cevada

Pensou em cerveja, né? A cevada está presente principalmente em bebidas, pães e alimentos à base de grãos integrais. Além de conter magnésio, é fonte de colina — nutriente relacionado ao sono, à aprendizagem e à memória, auxiliar na transmissão dos impulsos nervosos.

14. Gérmen de trigo

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O gérmen é a parte mais nutritiva do trigo, presente no interior da semente. Ele apresenta boas quantidades de proteínas, minerais, ácidos graxos, vitaminas do complexo B e vitamina E — um poderoso antioxidante. Quer combater a depressão? Acrescente o gérmen de trigo às vitaminas, frutas e receitas diversas.

15. Arroz integral

Assim como os demais carboidratos, o arroz integral aumenta o nível de açúcar no sangue, proporcionando energia e disposição. Além de conter aminoácidos essenciais com propriedades antidepressivas, o alimento é coadjuvante no tratamento da insônia, por ser uma fonte de melatonina — o hormônio do sono. É hora de dormir!

16. Feijão

O feijão é uma leguminosa bastante benéfica à saúde do cérebro. Fonte de ferro, magnésio, proteínas e aminoácidos, fornece energia ao organismo e ajuda a prevenir transtornos mentais. Honre a cultura brasileira e consuma feijão semanalmente.

Escolha alimentos ricos em gordura vegetal

17. Sementes

As sementes proporcionam benefícios diversos à saúde mental. A linhaça e o gergelim, por exemplo, são alimentos ricos em ômegas 3, 6 e 9, importantes na manutenção dos impulsos cerebrais. Já as sementes de abóbora e girassol são ricas em magnésio. Seja criativo: experimente em pratos doces e salgados.

18. Oleaginosas

As oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs, são ricas em ácidos graxos e nutrientes com ação antioxidante, propriedade auxiliar nos transtornos depressivos. Que tal ingerir essas delícias como lanches entre as refeições? Prefira as versões in natura.

19. Óleos vegetais

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Os óleos vegetais extravirgem são bastante saudáveis. O azeite de oliva é fonte de ômega-9 e compostos fenólicos. Já o óleo de coco contém ácido caprílico — composto antifúngico e imunoestimulante. Ambos apresentam alta atividade antioxidante.

Consuma laticínios, proteínas e itens diversos

20. Ovos, leite e derivados magros

Esses alimentos são ótimas fontes de triptofano, aminoácido importante para controlar sintomas em indivíduos ansiosos. Além disso, essas substâncias estão relacionadas à produção de serotonina — o hormônio da felicidade. Invista no consumo diário.

21. Carnes e peixes

Além de serem ricos em triptofano, carnes e peixes apresentam boas quantidades de magnésio e vitamina B3. Eles também contêm taurina, aminoácido que age sobre um neurotransmissor relacionado ao controle da ansiedade. Proteína no cardápio!

22. Ostras

As ostras são excelentes fornecedoras de iodo, zinco e selênio, cujas propriedades são estimulantes para a tireoide. Além de atuar no controle de peso do organismo, a glândula está relacionada à sensação de felicidade. Portanto, quando for ao restaurante, não deixe de experimentar os pratos à base dessa iguaria.

23. Mel

Não importa se você consome o mel no pão, no biscoito ou no chá. Saiba que ele contribui para a produção de serotonina, substância responsável pelo sentimento de prazer e bem-estar. Calórico? Sim. Saudável? Também. Comer de colher? Pode.

24. Chá de camomila

Um chazinho antes de dormir tem seu valor. E não é por menos! Muitos chás quentes — exceto os estimulantes — contribuem para o relaxamento do corpo e da mente. A camomila, por sua vez, é famosa por suas propriedades calmantes. Prepare a bebida e durma como um anjo!

25. Chocolate

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Para encerrar a lista dignamente, chocolate! O alimento contém flavonoides, antioxidantes participativos na produção de serotonina. Mas fique atento: indica-se o consumo de 30 gramas por dia e, de preferência, na versão amarga ou meio amarga.

Explorar o universo nutricional pode render ótimos resultados para a saúde física e mental. Agora que você já conhece alguns alimentos que combatem a ansiedade, pode investir em métodos naturais para aprimorar seu equilíbrio emocional. Prepare receitas de prosperidade. Que comida na mesa seja sinônimo de gratidão!

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