10 maneiras de jogar dinheiro fora (e o que você precisa fazer...

10 maneiras de jogar dinheiro fora (e o que você precisa fazer para parar com isso)

6784
0
COMPARTILHE

Fui repórter de finanças pessoais por bastante tempo. Fazendo matérias, descobri uma coisa meio óbvia, mas que muita gente ainda não percebeu: a melhor forma de começar a ganhar dinheiro é parando de perder. Sempre que precisamos economizar, começamos com os sacrifícios: cortamos o cafezinho da tarde que, muitas vezes é a maior felicidade do dia ou aquele esperado momento da pausa, paramos de comprar livros, sair com os amigos, ir ao cinema, ir a algum restaurante que gostamos…e assim vamos ficando cada vez mais antissociais, infelizes e famintos. Mas economizar não precisa ser assim tão difícil. Uma boa forma de começar a economizar, é cortando alguns gastos extras que temos e nem percebemos. Juntei aqui uma lista com 10 coisas que eu fazia (e algumas, confesso, ainda faço – e outras que nunca fiz, tipo o nº4) que estavam drenando meu bolso. Você tem alguma para acrescentar?

10 maneiras de jogar dinheiro fora (e o que você precisa fazer para parar com isso)

 1) Você não renegocia o seu plano de celular

Você paga mais ou menos a mesma coisa, um valor que até considera OK, e nunca se preocupou em renegociar o plano com a operadora. Parabéns, você está jogando dinheiro fora. Eu fazia isso também. Até que comecei a ficar irritada com a rapidez que o meu pacote de dados móveis se esgotava e eu precisava virar caçadora de wi-fi. Resolvi ir até a minha operadora para ver se havia alguma forma de aumentar o pacote de dados (nem que isso significasse pagar mais). Saí de lá pagando 100 (CEM!!!!!!!) reais a menos e com um pacote de dados 50 (CINQUENTA!!!!!!!!!!!!!!!) vezes maior! Sério, gente, renegociem seus planos todos os anos. É chato, mas vale a pena.

 2) Você usa o mesmo cartão de crédito, do mesmo banco, há anos

A mesma lógica vale para cartões de crédito. Ainda fico chocada com a quantidade de pessoas que acha normal pagar 300, 400 reais em ANUIDADE DE CARTÃO DE CRÉDITO! (Obviamente disfarçada em suaves prestações de 25 reais). Existe tanta opção por aí para não pagar absolutamente NADA. Pesquise e tenho certeza que você encontrara uma opção melhor.

3) Você tem um seguro para o cartão de crédito

O seguro morreu de velho, né? Mas nesse caso, o seguro do cartão de crédito não faz o menor sentido. Se o seu cartão for roubado e você reportar imediatamente, é obrigação do banco cancelar as compras. Todas elas. Se o seu banco se negar, procure o PROCON. E poste nas suas redes sociais e no Reclame Aqui. Nada faz os bancos agirem mais rápido do que um pouco de publicidade negativa.

4) Você caiu no conto do Título de Capitalização

Os funcionários do banco costumam vendê-lo como uma ótima forma de se obrigar a economizar dinheiro (porque ele debita um valor direto da sua conta) e uma chance de ganhar prêmios. E se você não ganhar nada, ainda tem o dinheiro de volta corrigido pela poupança. Bom, né? Aff. Claro que não. Primeiro que a poupança está rendendo ABAIXO da inflação. O que significa que se você colocou dinheiro lá, pode ter a ilusão de que ele está aumentando, só porque vê alguns centavos a mais em cada mês, mas, na verdade, ele está é perdendo poder de compra. Segundo que nem é o dinheiro todo que é corrigido. São descontadas taxas de manutenção e administração. Terceiro que título de capitalização é loteria! Se você quiser colocar dinheiro lá, vá em frente, mas saiba que seria o mesmo que apostar tudo na Mega Sena. (Em vez da poupança, informe-se sobre o Tesouro Direto. Não é preciso ter altos valores para investir lá e rende MUITO mais).

5) Você ainda tem uma TV por assinatura

É, esse eu confesso que sou culpada. Ainda tenho TV por assinatura por causa de três canais que amo (Discovery Home & Health, ID e TLC <3) mas tenho noção de que não vale à pena. Gasto muito com o plano (tipo uns 120 reais) e assisto algumas poucas horas por semana. Quanto tempo você passa assistindo algum desses canais e quanto tempo passa no Netflix? Faça as contas aí e veja se não é hora de perder a vontade de viver batendo um papo agradável com o pessoal da NET.

6) Você tem um plano anual em uma academia que tem 300 tipos de aulas, mas só vai lá para usar a esteira

Eu também tenho um plano na academia. Já tive em várias. E por muito tempo, a única coisa que emagreceu foi minha conta bancária. Mas existem agora academias e academias. Têm aquelas especializadas em yoga, outras em natação, outras só em musculação. Agora eu pago 79 reais na minha e juro que vou. De vez em quando. Quando não está muito frio. Ou muito quente.

7) Você deixa seus pontos do cartão de crédito expirarem

Nem só de trocar por passagens aéreas vivem os programas de milhagem. Você não precisa juntar 20.000 pontos para conseguir ir passar um final de semana em, sei lá, Passo Fundo. Você pode trocar por outras centenas de milhares de coisas. De geladeira a…ímã de geladeira. Acompanhe o extrato dos seus programas de milhagem e gaste pelo menos aqueles que estão prestes a expirar.

8) Você ainda tem uma linha telefônica residencial

A menos que você trabalhe de casa e ligue para muitos telefones locais…pare. Simplesmente pare.

9) Você joga fora roupas e objetos que não quer mais

A melhor opção é sempre doar para quem precisa, e muitos lugares como a UNIBES e o Exército da Salvação inclusive podem ir retirar doações na sua casa (de roupas, sapatos e livros até móveis e eletrodomésticos). Mas se a ideia for conseguir uma graninha extra, venda! No Enjoei, no Usei uma vez, na OLX, no Mercado Livre… coloque tudo lá (e, em alguns desses sites, você ainda consegue juntar mais pontos em programa de milhagem, como os do item 7).

10) Você vai ao supermercado sem fazer uma lista

Para gastar mais do que se deve indo ao supermercado sem uma lista… só se for sem a lista e COM FOME. É cientificamente comprovado que fazer compras com fome nos deixa mais impulsivos (e esbanjadores). Fazer a lista vai ajudar você a ser mais objetivo, perder menos tempo (tempo é dinheiro, lembra?) e gastar menos.


Por Mariana Amaro

Loading...